Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone
Por Jessé Cardoso
Durante algum tempo eu matutei falando sobre a série “Diálogos’ sobre Cinema de Hollywood e Bollywood, em alguns filmes em especial, que tem ações semelhantes como Semiose embasada em Umberto Eco, e sua Semiótica geral, eu por essa razão escolhi ‘John Wick: Parabellum e Bholaa’.
Ironicamente, Bholaa e John Wick comecam com uma dose galopante de Velocidade, embasado em Ítalo Calvino em 6 Propostas para o Próximo Milênio, os cavalos de John Wick, numa boa esboçam isso que forma direta; no filme indiano ‘Bholaa’ a Velocidade se resume no caminhão de Bholaa em profundidade, contexto Morte ou Vida.
Assim, vemos outros possíveis Diálogos nesse ritmo quase musical, um John Wick ama a esposa falecida e larga por tempo a vida de Bicho Papão, Bholaa ama a filha desconhecida e larga as gangues por amor a sua filha, Pai Preso e Jovem Aposentado, são realidades que não encaixam muito bem em qualquer Interpretação Intimista, e Intersemiótica entre os dois filmes é um rio muito longo de interpretações sofisticadas.
Legalmente, Bholaa mata 90 pessoas em estilo de luta corporal, com Krave Magah com muita música embalando seu estilo, sem muito sangue ou mais tem muitos ossos quebrados com esforço físico, John Wick mata 30 pessoas com uma excelente tipologia de objetos, em excelente movimentação quase como dança clássica, um bailado bem ritmado.
O deserto assume espaço de Cura e Expiação em Bholaa, com muitas mortes sem armas de fogo, ele usa Armas Brancas, John Wick, ele vai ao deserto para encontrar o Ancião, mas vai em Morte, e não na Vida, ele recupera a Vida após encontrar o Ancião, o deserto aqui no filme de John Wick, cumpre o papel de Sacrifício e Restauração.
Geralmente, vemos o deserto como qualificativo Bíblico ou Patrístico, mas o Cinema faz uso abundante desse espaço para diversos fins, aqui em está um uso incomum, deserto como espaço de Cura somente em Bholaa tem essa finalidade.
O Ancião em John Wick, seria uma forma de criticar e zombar de Deus, ou autossabotar a figura elegante do Protagonista, em primeiro ponto vemos uma zombaria estilizada como o próprio Sacrifício de um Dedo, depois uma outra zombaria estilizada a Ressureição de Jesus com o Retorno de John Wick, é possível associar Ressureição/Retorno.
Jessé Cardoso, Jornal Choraminhices.