Por Jessé Cardoso
Realmente, um docente sofre uma enorme quantidade de reações positivas e negativas de alunos mediante uma decisão tomada em conselho de classe ou em decisões com a direção da escola.
Eu tenho duas escolas e vejo isso de perto convivo com essa situação com uma quantidade imensa de alunos que possuem reações diversas mediante certas decisões.
Legalmente, essa visão esconde também um currículo oculto porque requer um certo cuidado para os alunos bem problemáticos ou ainda sofre por um caminho insidioso.
Acaba de nascer uma nova ótica acerca dos alunos nessa linha de pensamento, pois, alunos melhores são revelados no conselho de classe, e os ruins também aparecem.
Certamente, essa linha de pensamento prevalece assim o ano letivo tem diferentes posições de formas de avaliação oriundas das informações precedidas no segundo bimestre em diante.
Ações direcionadas para sancionar essa linguagem por parte de alunos bem problemáticos para tomarem o caminho que necessita se direcionar atualmente.
O docente também percebe o novo caminho que o aluno problemático elevando as metas á serem cumpridas ao longo de um bimestre, por esforço próprio ou auxiliado por um docente.
Beneficia os alunos ruins por inúmeros elementos que regridem uma aula ou projeto de uma aula que precisa ser valorizada por outros inúmeros mecanismos.
O fardo de educar alunos atualmente é um caminho bem árduo para um docente que milita nessa realidade em duas escolas ou duas realidades bem distintas.
Agora, o docente percebe as possíveis mudanças existentes nas duas realidades, no quesito gestão quanto no quesito alunos , pois , em uma situação os alunos não causam problemas oriundos de notas ou de mal-entendidos.
O docente define caminhos existentes para os alunos que necessitam melhorar aos pontos que precisam cuidados ou aprimorados por cada alunos envolvido nesse processo.
Usualmente, o docente amplia algumas leituras sobre os diversos assuntos, em especial, como lidar com os alunos mais problemáticos; o docente precisa saber os diferentes caminhos.
Realmente, cadinho de leitura selecionada sobre assuntos para lidar exatamente com os alunos bem problemáticos ou conflituosos no lidar com eles.
Ultimamente, eu compreendendo em especial os mais conflituosos, eles requerem mais atenção, pois não é só oração, mais também ação coordenada.
Ironias shakesperianas á parte, os alunos bons são esquecidos no processo de aprendizagem , pois, nós docentes sempre esquecemos dos bons alunos no longo do caminho.
Mas só damos a atenção devida quando ouvimos eles acharem algo complexo ou difícil, porque esquecemos de preparar para os alunos bons também.
Jessé Cardoso – Jornal Choraminhices