Por Amarildo Trude
“Inteligencia Artificial é uma tecnologia que permite que máquinas executem tarefas que normalmente requerem a participação humana.”
Tempos modernos exigem a nossa adaptação, pois, tudo o que conhecemos parece estar caminhando rumo a algo artificial, como o próprio nome sugere: A inteligência, a face, o corpo, o andar, a comunicação, as relações humanas… E até sentimentos como o amor, a fé, a gratidão estão se tornando superficiais, apenas palavras jogadas ao vento, sem significado.
Com isso, muitos seres humanos perdem a sua essência se tornando seres “sem alma”, seguindo sem vontade, sem perspectiva, sem alegria, sem propósito. Como sair dessa cilada imposta pela situação? Não há uma fórmula secreta, cada indivíduo deve achar sua própria saída, buscando o “algo mais” que irá preencher o vazio existencial do seu coração.
Finalmente, para os seres humanos que ainda são naturais, que não foram “contaminados”, meu sincero respeito e admiração. Aguardamos na “fila” do tempo.
Amarildo Trude, Jornal Choraminhices.
A IA generativa de textos veio para ocupar o lugar daqueles que nunca gostaram nem quiseram escrever. Não aprenderam por preguiça, mas alguns agora demonstram muita energia para reclamar que IA está tomando um lugar que nunca ocupou nem ocuparia: o de escritor de seja lá o que for necessário. A realidade é que os textos que as IAs fazem pra essas é tão ruim quanto seriam se elas próprias o fizessem, com uma diferença de não apresentar desvios de norma.