Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

O homem que pinta telha

Por Maycon Diego.

Sempre que alguém vai de São João Novo a São Roque passa em frente à Estação Maylasky.  Durante muitos anos fiz esse caminho rotineiramente e nunca notara aquele prédio quase centenário. Recentemente comecei a notar um homem em pé, de costas para a rua, ao lado do banheiro. Ao reparar mais detalhadamente percebi que ele pintava tenhas.

Assim como eu, muitas pessoas não reparam na estação. Outras, moradoras do bairro, sequer sabem onde fica. Imagina se perguntarmos se eles sabem que o nome do bairro vem do nome da estação e de seu patrono, Luís Matheus Maylasky.

É muito importante valorizar a história de seu lugar. Para isso é preciso conhecê-la. Se você mora em Maylasky existem pessoas lá que estão empenhadas em levar a história de lugar a quem quiser. São conhecidos com “Amigos da Estação Maylasky”. Aquele homem que pinta telhas é um deles.

Porém é equívoco acreditar que só queremos isso. Os amigos da estação querem levar cultura a quem a procura. Teatro, dança, literatura, poesia… Enfim, arte. Em 2016 esse monumento fará 100 anos, nossa meta é realizar uma cerimônia marcante. Para isso é preciso começar desde já. Claro que todos que queiram colaborar são convidados, basta dispor de um pouco do tempo livre e ajudar a “pintar telha”.

Quando eu entrei para o grupo o meu ideal era fazer arte. Levar arte a quem não a conhece de verdade. Arte liberta, história liberta. Conhecer o seu lugar é magnífico. Aprendi a ter mais orgulho ainda de Maylasky desde o dia em que conheci os Amigos da Estação Maylasky.

As telhas que são pintadas pacientemente por Tarcísio são para trocar o teto do prédio da estação. Como não são muitos os que podem colaborar, o trabalho tem de ser feito como formiguinhas. Demorado, caprichado.

www.choraminhices.com.br