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A Visão Política dos Melanésios

Por Jessé Salvino Cardoso.

Após a longa série sobre o surgimento da política e seus desdobramentos na Europa ao longo da História, resolvi tratar do surgimento da política na Oceania e por essa razão extra vou criar três colunas introdutórias á respeito do assunto , pois na série anterior não houve colunas introdutórias nem colunas conclusivas acerca da visão europeia acerca da política, mas considerando que essa longa série surgiu por acaso, ainda saiu muito bem e frutificou nos mínimos detalhes.Nessa coluna em questão devo observar a concepção política dos povoas melanésios.

Virtualmente o poder se concentra nas mãos do chefe tribal, com razão. Olhar a política sob a perspectiva dos povos do mar, em especial do continente da Oceania num olhar antropológico reside exatamente no conceito da tribo.É um olhar extremamente atento e exato no que concerne a ideia de poder e a outra ideia subjacente de ação de forma produtiva e imediata que um líder tribal como político pode reagir diante das desventuras de uma população?

Inicialmente devemos considerar como essa comunidade lidava com esse tipo de posicionamento? São variáveis e variantes bem contornáveis diante desses fatos , como o povo deve atuar? São perguntas relevantes e pontuais acerca do papel da liderança tribal em diversos pontos de observação. O primeiro ponto de vista a ser considerado relevante o poder não deve ser assumido por mercenários ou pseudo dominadores.Talvez eu devesse ser um pouco mais claro nessa pontual observação os farsantes devem ficar de longe o mais rápido possível.

Sinuosamente o poder tem vários caminhos para ser alcançado , e o chefe tribal luta para alcançá-lo pode até parecer uma enorme ironia tal sacada . Na perspectiva tribal, o poder deve resultar num tamanho esforço na compreensão do todo de sua tribo, indicando sérias responsabilidades que devem ser atomizadas e multiplicadas ao longo do tempo no exercício da função ao adquirir experiência necessária como um sinal de aprendizado.

Assim temos que entender ao longo que do caminho que um líder tribal difere muito de um governante no mundo atual, pois o líder tribal vive com o mínimo de privilégios possível . A ironia reside nesses pequenos detalhes , meu prezado leitor, esse esclarecimento anula as possíveis dúvidas acerca da aquisição do poder na perspectiva tribal.No segundo ponto , esse líder deve sempre pensar e refletir no bem-estar da tribo em que está empossado como um líder.

O líder tribal sempre é posto em cheque-mate quando surge uma situação complicada ideologicamente , suas reações são avaliadas e consideradas por todos na comunidade é algo altamente importante na ótica da governabilidade.Essa concepção traduz por um conjunto de responsabilidades cumulativas adotadas ao longo do caminho o líder tribal, redesenha a realidade ao fim de sua ótica bem particularizada.

Portanto todo líder tribal assimila esses detalhes minuciosos que se multiplica de maneira radical, a sua liderança na verdade é uma função diplomática e política , interna ele exerce de fato ações e decisões diplomáticas que viabilizam boas melhorias para uma ribo em apreço,considera-se nesse aspecto que os melanésios tenham desenvolvido essa prática ao logo de sua existência como uma tribo.

O terceiro ponto de vista , a liderança tribal nunca deve ser questionada em nenhum momento do exercício da liderança, os membros da tribo que possam estar insatisfeitos com a liderança devem apenas arguir suas possíveis dúvidas com esse líder atual, sem maiores complicações.O antropólogo Marshal Sahlins argumenta que a liderança deve ser minimamente respeitada em todo so sentidos pelo conjunto da tribo. Sahlins comprova essa concepção:”[…] os estudiosos da história do Pacífico por vezes se surpreendem com a facilidade com que a famosa ‘penetração’ [entre aspas no original] do capitalismo se efetua, com relativamente pouco esforço, violência ou ameaça. Doença e destruição muito freqüentemente se seguiram, mas estes não foram os meios de acesso [dos europeus] aos desejos do povo local ou à exploração de seus esforços comerciais” (Sahlins 1993:14).

Legalmente o cargo de líder da tribo em questão é adquirido mediante luta e combates como uma prova substancial de bravura e coragem, dada por uma liderança de anciãos que detém todo domínio argumentativo sobre as decisões do líder atual.Isso é comprovado por estudos antropológicos e filosóficos á respeito dessa prática ancestral.

Ideologicamente o líder tribal se mantém neutro diante dos desencontros e conflitos possíveis em seu cotidiano, tal reflexão pontua seu trabalho diário. O líder deve se reservar e considerar que a cada conflito resolvido ele reafirma sua posição de líder.Usualmente os conflitos devem ser criteriosamente na presença de todos membros da tribo em questão, meu prezado leitor.

Temerariamente nesse caso o julgamento deve ser justo e exato, o líder deve usar a ideia de justiça com certo equilíbrio e visão para que um julgamento falho ou injusto.Sua análise dos eventos e fatos que levaram ao alto volume daquele conflito deve apenas servir de ponte de lembranças úteis para tal julgamento.Seu julgamento deve primar por assertivas exatas e pontuais sobre tal conflito.

Ironicamente tal julgamento consiste em relembrar dos atos sérios ligados a governabilidade que se modifica dia após dia em seu redor.A governabilidade resiste as inúmeras crises particulares em cada momento que vem a suceder nas desventuras do poder que apenas se desvencilham da circularidade cotidiana daquela tribo em questão.Trata-sede um esforço complexo e imediato.

Categoricamente o líder em nenhum momento deve deixar ao longo do caminho , enormes falhas ou julgamentos errados que possam contrariar suas decisões durante o processo amadurecido com as realidades da vida que lhe são adicionadas diariamente.

Assim o amadurecimento reconstrói uma visão clara ao longo do caminho , durante a construção do seu tardio estilo como uma liderança nascente e carente de uma formação adequada como falei anteriormente em outras linhas. Tal concepção alivia a funcionalidade da função em apreço.

Diante dessa clara observação , o líder assume um papel direto na realidade conectada a sua comunidade.Essas relações de poder resiste aos menores desafios apresentados em detalhes riquíssimos recriados a partir de um olhar no horizonte.Esse caminho sinuoso semelhante uma serpente indo em busca de sua presa, o líder tribal recria imagens claras da existência a partir da realidade sombria da polifonia da vida.

O líder tribal entendeu a interpretação clara da existência da polifonia da vida, essa realidade afogueada fruto de uma longa viagem pelo roteiro desafiante e quente da vida pós-moderna.O líder tribal recupera seu longo e processual aprendizado adquirido mediante realidades concretas que apenas lhe aparecem como nuvens em tempos de chuva.

Simbolicamente o chefe tribal luta para alcançá-lo pode até parecer uma enorme ironia tal sacada . Na perspectiva tribal, o poder deve resultar num tamanho esforço na compreensão do todo de sua tribo, indicando sérias responsabilidades que devem ser atomizadas e multiplicadas ao longo do tempo no exercício da função ao adquirir experiência necessária como um sinal de aprendizado.

Mediante esse longo aprendizado reconstituído conforme suas muitas dificuldades diárias no exercício da função.O ato de liderar deve ser refletido nos mínimos detalhes culturalmente aceitos pela comunidade, nessa caso especial a tribo neste momento monumental, em que se inscreve no tempo.

E cada experiência recebida nesse processo é reaberta como uma de renovação ou inovação conforme os pensamentos de um líder ousado e com uma boa visão particularizada acerca dos eventos cotidianos que gradualmente progridem contrariando suas vontades e visões como um comandante de uma comunidade ascendente na História conectada do mundo, em tal esforço de liderar com exata audácia recriada por sombra de crença.

Legalmente defendido pela sombras das normas tribais , o líder se prepara para os demais desafios existentes durante seu exercício de liderança que pode ser minimamente conquistado segundo suas percepções da realidade que é posta á prova em etapas posteriores da tribo em ascensão, no caso dos melanésios,essa releitura apresenta-se providencial, pode ser uma clássica ironia eivada de incertezas recheada de visões shakespearianas.

Atos consideráveis de governabilidade justa e segura que redesenha com maturidade alcançada com um aprendizado com certo grau da frieza moralmente , ele fica dividido com as decisões e as indecisões comuns a quem exerce a ideia original de poder e frieza ao mesmo tempo. Essa estrutura reconstrói a visão fria que o usuário do poder entra numa solidão necessária para arguir as questões sombrias advindas do poder.

Naturalmente essa releitura apresenta uma complexidade útil para desmontar as dificuldades da compreensão afiando as capacidades interpretativas do líder , que dependem ironicamente com exatas dúvidas que se particularizam a dimensionalidade pode ser recuperada nas incertezas da dúvida e reconsiderar as certezas que apareciam mais tarde no crepúsculo da vida como uma liderança robusta e constante.

E nesse momento ele como um usuário do poder , essa visão reabre um conjunto de frias percepções que possam lhe oferecer enormes desafios e constantes, essas possibilidades apenas reconstruíam as ideias em série constantes na vida de um líder, essas vicissitudes condicionam o trabalho de um líder em formação , pois ‘um líder não nasce pronto’ esse ditado se encaixa nas realidades que aqui serão referidas nessa colunas acerca do Novíssimo Continente.

Sinuosamente o continente da Oceania se baseia inicialmente em constantes de governabilidade , como a referida acima e as outras duas que aqui serão estudadas friamente.Essa pauta irá nortear a leitura do mundo pelos habitantes da Oceania que consideravelmente irão enfrentar de forma ácida , o processo da colonização sofrível, um longo e tardio processo de Independência e uma atualidade arriscada.

Inicialmente apontar as visões das três comunidades centrais da Oceania e abordar nessa perspectiva a leitura política desse Novíssimo Continente recondiciona em conformidade e descortinar a frieza com a constância do poder , que exige verdades extintas asseguradas pela sabedoria de um bom governante.

Os melanésios desenvolveram uma dinâmica desconcertante de governabilidade e exigiram um novo desdobramento seguro no aprendizado no viver de um líder , talvez visita com um certo grau de medo quando exercita o poder na insegurança da existência de um exato saber humano.O contraponto do governar requer a frieza desgastante e deambulante e ao mesmo tempo exige um senso de sacrifício ambulante.

Simbolicamente o governante nas perspectivas dos povos da Oceania , ganha o símbolo concreto de um líder tribal, nessa contribuição reestrutura a visão conflitante de Europa por séculos governada por sábios, fracassados e frustrados.As lições extraídas desse círculo de aprendizado apenas ampliam nosso horizonte acerca da perspectiva política do mundio num paradigma claro e evidente dos fatos e eventos da existência humana.