Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone
Dia 09 de Outubro de 2024.
Quando cheguei já era 12h o processo de votação estava moroso, havia murmúrio dos eleitores insatisfeito pela lentidão.
Perguntei o último na fila e segui…
Ouvia-se murmúrio de Jovens que misturavam ceticismo e esperançosos com a vitória do Sansão. Um velho por coincidência Ex combatente da luta da liberação, intromete-se na conversa e diz que ainda o povo vai dançar ao rufar dos tambores.
E de repente ouvia-se uma voz de passarinho de uma senhora burguesa insatisfeita pela demora e exige trabalho, e o presidente da mesa aproxima-se e ameaça fechar as urnas, e os eleitores em corro : — “Fecha!! É assim que querem roubar os votos!…”
Porém chegou minha vez de exercer o meu direito Cívico já era 14h.
Passados 15 dias…
O relógio marcava 19h. O céu está nublado, corações expectantes. Hoje é o Dia “D”, da Divulgação dos resultados das eleições Presidenciais.
E o jantar será chá e televisor.
O jornalista acaba de informar que um dos candidatos acabara de sofrer com o AVC. Interessante… Acaba de perder assentos na assembleia da república.
–Mas quem ganhou? Perguntava meu primo Adolfo
Silêncio na casa…
Foi quando o presidente da comissão eleitoral anuncia, depois de ter lido os dizeres de forma solene: — O vencedor das eleições presidenciais é o Sansão.
–Aleluia…
Ecoava gritos de alívio pela vizinhança
–É o fim do calvário
— Poncio!! Perguntava minha mãe
–Morreu, está no Credo.
E a divulgação ia coxeando, cada nome, como de regra.
Então meu irmão concentra-nos e diz: — isso lembra-me uma história do Abraham Lincoln, um dos maiores estadistas de todos os tempos, sofreu amargas derrotas: fracassou comercialmente em 1831; candidato a uma legislatura, foi derrotado em 1832; em 1842, numa eleição, foi de novo, derrotado; candidato a deputado, em 1843, foi derrotado; em 1848, a derrota foi como candidato ao senado; em 1856, foi derrotado como candidato a vice-presidente. E, enfim, em 1860, conseguiu ser eleito presidente dos estados unidos. E foi reeleito.
— isso é exemplo de perseverança. Dá certo / não dá certo inicia. Se quiseres, seja perseverante
Hernani da Claita – Jornal Choraminhices.
4 Responses to Utopia dos Moçambicanos