Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Vale a pena ser honesto

Por J.J.Magodana

A educação vem do berço

balanca

Educar filhos, nos dias atuais, não parece fácil; mas já foi fácil? De quem é a responsabilidade? Para Eika Mulungo, 38, economista, todos nós temos participação na formação do indivíduo, seja diretamente ou não. Os mais velhos são espelhos, exemplares para os mais novos. Educar é responsabilidade da mãe. Para o pai, cabe mais um item: estabelecer limites, mostrar ao filho as fronteiras de suas ações.

O homem se dana muitas vezes pela vaidade. Não é fácil conhecer uma pessoa, porque ela tende a se esconder diante de cortesias e mimos. Geralmente, é na crise que se conhece a pessoa; em situações de estresse, não reluta em  revelar quem realmente é.

“Há pai de família que passa fome para sustentar seus filhos, e nem por isso deixa de ser honesto. Isso porque a honestidade reside nele. Pode passar fome, mas sempre se mantém firme nos seus princípios. Se locomoverá de cabeça erguida na sua humildade. Pedirá ‘por favor’, ‘por gentileza’. Há de se desculpar em todas as suas ações de desvio comportamental. Entretanto, o desonesto será sempre arrogante, dono da razão. Vaidoso, que, de tão vaidoso, se esquecerá de ser honesto, porque nunca o foi. Tentará fingir ser honesto ou imitar o honesto, estará temporariamente na honestidade, mas, à primeira dificuldade, se revelará. Vai se denunciando, a máscara vai caindo. Haverá de justificar o injustificável.”, acrescenta ela.

A educação vem do berço. Se os pais orientarem os filhos desde o começo, o mundo poderá ser melhor. A educação, a aquisição dos valores não pode ser terceirizada. Devemos educar os pequenos pelo exemplo que começa no lar, depois na rua, no bairro, na sociedade, e assim por diante; a criança se lembrará sempre desses ensinamentos já na vida adulta. A honestidade sempre conversa com a sinceridade, são primos próximos, embora distintos.

“Honestidade não é sinceridade. Ser honesto é não prejudicar o outro a seu favor. É ausentar-se de vaidade, aliar-se à humildade”.

Não é fácil ser honesto porque, se ele não se fincar na sustentação de base, nos primeiros anos de vida, pode ser que a pessoa seja honesta temporariamente, mas quando aparece a oportunidade,  acerta-se na esportiva, logo estará a pisar na cabecinha do outro que aparecer em seu caminho, e principalmente machucará os que um dia o ajudaram. O desonesto tem essa mania de esquecer muito facilmente o passado, ainda que recente.

“Se houvesse uma cadeira reservada, por lei, ao idoso, certamente ele se sentaria, por direito; mas, se aparecesse uma senhora grávida, ele cederia o lugar a ela. Não por questões legais, mas por cooperação. A maior parte dos ensinamentos na infância nos marca, e, geralmente, nos acompanhará por muito tempo, são nossos valores. Será com prazer que o idoso cederá o assento à grávida, se ninguém se importar. A lei, baseada em contrato coletivo, prevalecerá. Seja aqui ou lá. A honestidade cabe em qualquer lugar. Vale a pena ser uma pessoa honesta.”, conclui ela.

Jornal Choraminhices, Agosto, 2013.

 

One Response to Vale a pena ser honesto

  1. valdofrides regatieri

    07/09/2013 at 20:49

    boa noite meu irmão
    na linha do tempo concordo plenamente com você nos dias atuais torna-se difícil a educar um filho podemos observar que o valores morais estão se acabando, aquilo chamamos de respeito, seja pelo pai ou por uma pessoa mais idosa isto já é passado. gostaria de voltar ao tempo, na qual eu fui educado com disciplina e respeito que eu posso dizer:
    Obrigado meu pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *