Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A Sabedoria e a Profecia

Por Jessé Cardoso Salvino.

Assim dando uma continuidade a série ‘ Vilões da Bíblia ‘ e a subcategoria ‘ rebeldes israelitas ‘, falando da figura de Aitofel. Na terceira coluna irei comentar acerca da sabedoria e a profecia.

Simbolicamente lidar com a chama da sabedoria e conectar ao âmbito da profecia oracular parece algo altamente heterodoxo e amplo numa certa perspectiva narrativa.

Agora parece que os conselhos pareciam como uma forma de profecia autônoma orientada em uma forma de conflito existencial em que o mesmo sábio se encontrava em diversos detalhes.

Bem a sabedoria seria uma forma conflitante de conhecimento que se chocaria exatamente com o saber virtuoso advindo da casta sacerdotal do Tabernáculo.

E o sábio se via em uma enorme nuance entre o saber autorizado e o conhecimento desautorizado , ele prefere lidar com a proibição do segundo caminho.

Diante desses fatos , o sábio deslindou os efeitos benéficos de sua sabedoria que tinha uma forma oracular e infelizmente não desenhou somente os eventos reais.

O sábio em sua sabedoria consolidou seu nome mediante a construção da dimensão exata da devida informação estruturalmente perante o povo e do palácio.

Realmente os desafios enfrentados por ele em duas frentes o conhecimento privilegiado do Tabernáculo e o conhecimento desautorizado advindo da experiência.

Inicialmente a sabedoria obedece um processo de construção em que se cessa em elementos determinados da realidade em diferentes estruturas entre eles a experiência.

A sabedoria advém de diferentes maneiras na vida de um sábio, como uma estrutura desenhada em um painel colorido e detalhado em determinadas localidades.

E o processo de aquisição da mesma é muito longo e complexo devido as nuances da polifonia da vida de Aitofel em que ensejava notas altas e baixas necessárias a existência.

A estrutura existencial ampliar os fatores reais, em uma via de leitura honesta dos fatos em questão, Aitofel tentou ler tudo de acordo com a sua cosmovisão.

Portanto seu modo de interpretar essa realidade era muito complexo e essa complexidade aumentava os valores diante dos aspectos comuns da polifonia da vida.

Realmente como o escritor David Foster Wallace , o sábio Aitofel estava diante de uma sombria realidade, onde ele deveria aceitar ou desconsiderar os eventos posteriores.

O sábio tinha as honras devidas naquele momento, como o escritor acima mencionado , ele preferiu o isolamento social da corte real para aprimorar suas reflexões advindas da experiência.

Finalmente , meu prezado leitor a sabedoria em sua essência não precisa exatamente de honras que recebia no palácio, talvez seu sábio silêncio poderia explicar muitas linhas seguintes.

E por uma ironia shakespeariana, a sabedoria sagaz de Aitofel revela a transitoriedade existente na relação entre profecia e sabedoria naquele momento áureo da nação de Israel.

Categoricamente a sabedoria é um caminho necessário advindo de um bom conselheiro diante da complexidade da polifonia da vida, em termos gerais.

Inicialmente a distinção das duas categorias considera-se que a profecia advém diretamente de Deus em todos aspectos primários e secundários; e a segunda também advém de Deus e da experiência humana adquirida mediante os esforços da existência.

A aquisição da sabedoria conforme as vivências do sábio Aitofel nos ilustra as evidências conflitantes da aquisição da experiência como uma sequência de notas altas e baixas. É aconselhável, meu prezado leitor ler o romance ‘Graça Infinita’ e o livros de ensaios ‘ Ficando longe
do fato de já estar no meio que longe de tudo ‘escritos pelo escritor David Foster Wallace.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *