Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Atividades físicas

Por José Namboretti.

Cotia – SP.

A tecnologia trouxe para o homem o bem-estar, e com isso acabou afastando-o da prática de exercícios físicos, primordiais para o bom funcionamento do corpo humano. Muitas vezes o homem só se lembra da caminhada quando chega a hora de dormir. Cansado, exausto, nada mais resta senão ler um livro e correr para a cama, postergando mais uma vez aquela corridinha na esteira.

Ainda há, porém, pessoas que não renunciam aos exercícios diários, mesmo que por quinze minutos. Segundo Zilda Souza e Silva, 47, psicopedagoga, é incrível o benefício de se exercitar todos os dias: “Não conseguiria ficar um dia sem andar na esteira. Sinto que preciso exercitar-me tanto quanto preciso do café da manhã, almoço e jantar. Um dia sem isso, parece faltar alguma coisa. Dá mais disposição para enfrentar os desafios do dia, aumenta a autoestima e contribui para a qualidade de vida”.

No entanto, para adentrar em uma rotina regrada não é fácil, é quase que uma luta para tomar a iniciativa. “Quando percebi, já estava praticando atividades físicas todo os dias. Comprei esteira, halteres, bicicleta e aparelhos para abdominal. Como ando com pouco tempo, fica mais fácil ter esses equipamentos perto de mim, é só pegar os halteres e em poucos minutos já estou me exercitando. Tornou-se rotina saudável em minha vida. Há nove anos aderi quase de forma automática ao hábito e não larguei mais. Hoje não consigo me ver sem isso”, conta Zilda.

Não é fácil falar de exercício sem falar da vaidade de manter a forma, o peso e a autoestima, e das engrenagens do corpo colocadas para funcionar. A psicopedagoga explica: “Percebi que, a partir daquela data em que tomei a iniciativa, meu peso se mantém estável. Não tenho tido problemas com oscilação de peso. Minha disposição é de uma adolescente, meu corpo não tem reclamado, faz tempo que não tenho dores musculares. Subo escada sem sentir aquele cansaço e fadiga”. Mas a disciplina de Zilda não para por aí, ela pensa muito antes de escolher os alimentos das refeições diárias: “Passei a ler mais sobre alimentos saudáveis. Meu prato é colorido como a cor da bandeira do país. Não fico à vontade ao ver meu prato sem o verde da alface, couve, rúcula, sem o amarelo da cenoura, o vinho da beterraba, entre outras”.

Segundo ela, não foi fácil tomar a iniciativa. Por muito tempo foi deixando o projeto “Exercício” de lado, até que um dia se viu envolvida. Gostou. Não largou mais. Os filhos foram se juntando a sua companhia. Hoje não está sozinha, sempre está acompanhada. Exercita-se entre uma conversa e outra. Torce para chegar à velhice com a mesma disposição para as atividades físicas e ter a constante companhia das filhas. “Não me fale em parar, pelo amor de Deus! Ainda tenho muito gás para queimar, e muita caloria também!”, diz ela, bem-humorada.

Lembre-se: antes de dar o primeiro passo na esteira ou outro tipo de exercício, é absolutamente necessário procurar um médico para avaliação física e orientação.

http://choraminhices.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *