Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

As Consequências Duradouras

Por Jessé Salvino Cardoso. Neste artigo se propõe a discutir atentamente a política em suas múltiplas facetas. Na perspectiva antropológica a política pode ser vista em três ângulos diferentes, mas que se interagem entre si ao longo da História da humanidade, tal interação abre um conjunto infinito de nuances que produziram tipos e ideologias, que assim permeiam nosso pensamento quando tocamos no assunto.

Que o leitor pode olhar com mais atenção , nas linhas seguintes: no ângulo ocidental que abrange todo continente europeu, onde se olha para as origens da democracia ocidental, em especial a grega.

Como o leitor pode ver assim avançamos em nossos assuntos.  Após encerrar a série sobre o Absolutismo na França, após ter falado acerca da invasão da Sérvia, irei comentar das consequências reais da Primeira Guerra Mundial em toda Europa.

A guera traduz tudo em desaparecimento ou um trágico fim.Nenhuma outra guerra mudou o mapa da Europa de forma tão dramática. Quatro impérios desapareceram após o fim do conflito: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Otomano e o Russo. Quatro dinastias, juntamente com as aristocracias que as apoiavam, caíram após a guerra: os Hohenzollern, os Habsburgos, os Romanov e os Otomanos.

Sinceramente o poder deve ser passado para dinastias melhores, nunca a manutenção das atuais que já estão no poder. Os países como a Bélgica e a Sérvia passaram por destruições severas, assim como a França, que perdeu 1,4 milhão de soldados, sem contar as vítimas civis.  A Alemanha e Rússia foram igualmente afetadas. A parceria fiel da guerra sempre traz a Morte como uma figura sombria.

Conseguir entender essas consequências econômicas profundas já da´um enorme trabalho a um analista. Dos 60 milhões de soldados europeus que foram mobilizados entre os anos de 1914 e 1918, 8 milhões foram mortos, 7 milhões foram incapacitados de maneira permanente e 15 milhões ficaram gravemente feridos. Morreram 6 milhões de civis durante a guerra.  A Alemanha perdeu 15,1% de sua população masculina ativa, a Áustria-Hungria perdeu 17,1% e a França perdeu 10,5%.

O poder faz pessoas sofrerem sem piedade.Na Alemanha, as mortes de civis foram 474 mil superiores do que em tempo de paz, em grande parte devido à escassez de alimentos e desnutrição que enfraqueceu a resistência à doenças. As cláusulas da rendição do Império Alemão também impuseram um acréscimo na dívida do país como indenização de guerra. Até o final da guerra, a fome matou cerca de 100 mil pessoas no Líbano. As estimativas mais confiáveis sobre o número de vítimas da fome russa de 1921, apontam a morte de entre 5 e 10 milhões de pessoas.

Neste caos específico em 1922, havia entre 4,5 milhões e 7 milhões de crianças de rua na Rússia, como resultado de quase uma década de devastações causadas pela Primeira Guerra Mundial, pela Guerra Civil Russa e pela crise de fome subsequente, entre 1920 e 1922. Muitos russos antissoviéticos fugiram do país após a Revolução Russa de 1917; na década 1930, a cidade chinesa de Harbin, no norte do país, recebeu 100 mil russos.Outros milhares emigraram para a França, Reino Unido e Estados Unidos. Os Estados Unidos da América enfrentaram um surto de inflação causado pelo aumento de gastos públicos que começaram com a entrada na guerra e se encerrou apenas em 1919.

Seguramente o hospital militar de emergência durante a pandemia de gripe espanhola, que matou cerca de 675 mil pessoas apenas nos Estados Unidos. (Acampamento Funston, Kansas, 1918) Na Austrália, os efeitos da guerra sobre a economia não foram menos graves. O então primeiro-ministro australiano, Billy Hughes, escreveu ao primeiro-ministro britânico da época, Lloyd George, dizendo: “Você tem nos assegurar que não pode obter melhores condições. Eu muito me arrependo e espero, mesmo agora, que de alguma forma possa ser encontrada para garantir um acordo para exigir uma reparação compatível com os tremendos sacrifícios feitos pelo Império Britânico e por seus aliados.”

E a Austrália recebeu 5.571.720 de libras esterlinas como forma de reparar os danos causados pela guerra, mas o custo direto da guerra para os australianos tinha sido de 376.993.052 libras esterlinas e, em meados da década de 1930, as pensões de repatriação, gratificações de guerra, juros e encargos de naufrágio eram de 831.280.947 libras.Dos cerca de 416 mil australianos que lutaram na guerra, cerca de 60 mil foram mortos e outros 152 mil ficaram feridos.

Quando houve o florescimento de doenças nas condições caóticas da guerra. Apenas em 1914, piolhos infectados pelo tifo epidêmico matou 200 mil pessoas na Sérvia. Entre 1918 e 1922, a Rússia tinha cerca de 25 milhões de infecções e 3 milhões de mortes por tifo. Considerando que antes da Primeira Guerra Mundial a Rússia registrava cerca 3,5 milhão de casos da malária, após o conflito seu povo sofreu com mais de 13 milhões de casos em 1923.Além disso, a grande epidemia de gripe em 1918 se espalhou pelo mundo. No geral, a pandemia de gripe espanhola matou ao menos 50 milhões de pessoas.

Usualmente o esforço médico foi grande , mas as doenças realmente fugiram ao controle, essas pandemias junto a guerra em sim mesma devastaram o mundo da época , segundo alguns analistas , essas na dimensão patológica nada foi que uma crise sem as devidas proporções , os números não mentem , nem se enganam.

E cada morto , um novo desafio para os recém-nascidos viverem até a próxima primavera , os governos não sabiam realmente o que fazer diante de um quadro como este a cada realidade jogue um balde tinta negra da peste ao cenário que se desenhava a frente, parecia uma obra de Picasso ou Van Gogh, um cenário triste que despontava no horizonte.

Neste caso o lobby feito por Chaim Weizmann e o medo de que os judeus estadunidenses incentivassem os Estados Unidos a apoiar a Alemanha culminaram na Declaração Balfour de 1917, feita pelo governo britânico e que endossava a criação de uma pátria judaica na Palestina. Um total de mais de 1.172.000 soldados judeus serviram nas forças Aliadas e nas forças dos Impérios Centrais na Primeira Guerra Mundial, incluindo 275 mil na Áustria-Hungria e 450 mil na Rússia czarista.

Considerando todos os eventos que se desenrolaram na realidade , foi fruto de decisões que a humanidade por intermédio de seus líderes realizou sem refletir nas pesadas sombras que se seguiriam por um longo tempo. Essa relvante consideração deve ser no mínimo notada e anotada por outras gerações que se despontam em nosso horizonte, evitando um conjunto de catástrofes mal conceituadas.

Incisivamente as decisões de um governante ressoam além do seu tempo presente que se amplia de acordo com as intenções dos políticos e possíveis candidatos que precisam aprender a governar com responsabilidade e honestidade integral que os governados carecem , tal carência e o resultado da famosa confiança.

A desorganização social e a violência generalizada da Revolução Russa de 1917 e da Guerra Civil Russa que se seguiu provocou mais de 2.000 pogroms no antigo Império Russo, principalmente na Ucrânia.Estima-se que entre 60 mil e 200 mil judeus civis foram mortos nas atrocidades.No rescaldo da Primeira Guerra Mundial, a Grécia lutou contra nacionalistas turcos liderados por Mustafa Kemal, uma guerra que resultou em uma enorme troca populacional entre os dois países no âmbito do Tratado de Lausanne. De acordo com várias fontes,várias centenas de milhares de gregos pônticos morreram durante este período.

Sinceramente governar é para poucos eleitos que tenham no mínimo sensibilidade para lidar com o poder , que desempenhe com autoridade com poder. Nenhum governante deve ser leviano ao administrar somente os negócios do Estado , e usar sua virtude para garantir com responsabilidade o governo sério e relevante para população.

Diante do quadro visto cabe aqui analisar criteriosamente , devemos observar com certa atenção o que realmente vamos aprender a partir das consequências de uma guerra?

Usualmente , essa coluna defende um aprendizado permanente dos políticos e possíveis candidatos que pretendem assumir posições políticas. Aqui cabe de forma certa elencar um conjunto de lições de uma guerra longa e com tantos elementos relevantes. O poder pode trazer um conjunto de aprendizados necessários a um usuário do poder que possam ser no mínimo uteis ao governo de tal figura.

Realmente durante a guerra , os governantes positivamente foram para o front, não ficaram apenas ouvindo os conselheiros , como um costume atual da governabilidade mundial,. Assegurar o governo durante uma guerra é uma realidade complexa e injusta.Essa primeira lição de sair do palácio indica que o governante de algum modo está conectado com realidade bruta da população.

Assim um governante realmente comprometido assume e encara as dura situações que sofrem seus governados , seria um ato heróico de sua parte como uma força adequada ao seu poder no momento. Esse ato é seguido de discursos inflamados que se adequem a realidade da guerra.

Discursos somente á parte , mas uma postura que se adeque ao mundo em crise. A segunda lição pondera sobre as ações de um governante, essa ações são independentes de fala no gabinete , e no palanque de forma ponderada. E ausente de ideias do conselho comum. Esse ponto de vista permite uma interpretação considerável acerca do poder em um nível mais alto.

O governante de forma técnica traduziu a realidade para uma nova mentalidade contextual ao momento bem arriscado e frio, a frieza dos fatos era sombreada pelas dúvidas de alguns governados. A governabilidade é um risco a ser vencido com um poder menor.

Único beneficiário no poder , como terceira lição que se abre agora e o governante que toma todas as decisões frias e autênticas de fato. O poder nunca pára ou falha , sempre traduzir isso em ações é um perigo constante e frio, os dois elementos supracitados conferem uma momento de instabilidade concreta e indisposta.

Realmente, o governo é ao mesmo tempo algo frio , o governante altera de acordo com somente os humores do momento , tal ato resiste aos momento turbulentos comuns a qualquer governo, mas a governabilidade resiste a tudo isso , o poder é algo infinitamente descontrolado se o usuário é um soldado á medida da função. Ele deve ser duradouro conforme seu uso adequado e frio.

Assimilar essas lições é uma profundidade para qualquer governante sério , governar é aprender cada momento é importante da governabilidade , esse governo deve ponderar sobre cada decisão, que é humana e constante. A guerra faz tudo ser transitório e particularizado mediante o esforço de poucos soldados.

Sinistramente , encaminhamos para uma conclusão possível e ao mesmo tempo necessária que deve ser ponderada, á medida que o governante exercer seu aprendizado no governo por vezes complexo e longo ,as turbulências em um governo na verdade são comuns. Cabe aqui entender o processo que acompanha um governo. Em linhas terminais, o governo deve ponderar todas decisões que lhe atinjam, a governabilidade é um risco e perigo para os novatos, meu leitor todo perigo aponta para uma nova realidade, o poder sempre tem surpresas que indicam novidades boas ou ruins.

www.choraminhices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *