Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A Coroação de Um Fantasma

Por Jessé Salvino Cardoso.

Como Napoleão ascendeu ao poder monárquico?

Após uma década de conflitos gerais no país, com a Revolução Francesa, as medidas aplicadas deram para o povo francês a esperança de uma estabilização do governo. Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à classe dominante francesa. Com o apoio desta, elevou-se Napoleão ao nível de cônsul vitalício em 1802, podendo indicar seu sucessor. Esta realização implicou na instituição de um regime monárquico.

Em 1803, durante o governo de Napoleão, a França vendeu seus territórios na América para os recém-fundados Estados Unidos. Isso permitiu a expansão das fronteiras dos Estados Unidos para o oeste.A maior parte do dinheiro obtido na venda foi direcionada ao fortalecimento do exército francês para sua expansão territorial no continente europeu.

Ao que parece , ele exerceu suas habilidades como bom jogador naquele momento de uma maneira bem peculiar ao jogar na geopolítica européia com o império britânico e o império russo, tinha todas as cartas favoráveis ao seu dispor. Tudo estava seguindo seu planejamento detalhe por detalhe . Ele conhecia seu adversários um por um , isso lhe facilitava seu jogo.

Ele tinha que tirar o soberano atual que pouco lhe servia como peça no jogo e por seu time em campo, no momento oportuno, ele tinha que fazer isso rápido, com agilidade divisando o futuro. Sabia com quem tinha que jogar exatamente e contra quem tinha que jogar, esses detalhes são referenciais.

A opinião pública foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleão, que levou à aprovação para a implantação definitiva do governo do Império. Em plebiscito realizado em 1804, aprovou-se a nova fase da era napoleônica com quase 60% dos votos, reinstituiu-se o regime monárquico na França e indicou-se Napoleão para ocupar o trono.

Com o plebiscito , foi uma cartada final ao jogo que estava sendo jogado a muito tempo, parece que tudo já estava previsto um por um detalhe no comando geral do país.Uma jogada muito bem feita para aquele momento e requeria aptidão para tal desafio.

A cerimônia do casamento na verdade foi uma cortina de fumaça, para encobrir o cenário das alianças e a conquista da posição suprema , a festa apenas cumpriu esse papel, nesse jogo estratégico. Realizou-se uma festa em 2 de dezembro de 1804 para se formalizar a coroação do agora Napoleão I na catedral de Notre-Dame.

Um dos momentos mais notórios da História ocorreu nesta noite, onde, com um ato surpreendente, Napoleão I retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII, que viajara especialmente para a cerimônia, e ele mesmo se coroou, numa postura para deixar claro que não toleraria autoridade alguma superior à dele. Logo após também coroou sua esposa, a imperatriz Josefina.

Na verdade , ele desafiou a autoridade papal, e ao mesmo tempo desejou ter autonomia no assuntos religiosos, essa atitude demonstrou isso de forma clara e objetiva ofendendo o papa,. Parece um golpe na hora certa, pois a Igreja tinha grande influência nos negócios do Estado francês, e Napoleão queria se ver livre dela o mais rápido possível.

Concederam-se títulos nobiliárquicos aos familiares de Napoleão, por ele mesmo. Além disso, colocou-os em altos cargos públicos. Formou-se uma nova corte com membros da elite militar, da alta burguesia e da antiga nobreza. Para celebrar os triunfos de seu governo, Napoleão I construiu monumentos grandiosos, como o Arco do Triunfo que, como outras grandes obras da época, por sua grandiosidade e por criar empregos, melhorava a imagem de Napoleão ante o povo.

O Império Francês atingiu sua extensão máxima neste período, em torno de 1812, com quase toda a Europa Ocidental e grande parte da Oriental ocupadas, possuindo 150 departamentos, com 50 milhões de habitantes, quase um terço da população européia da época.

Neste período, Napoleão realizou uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês (chamado agora de Grande Armée, ou “Grande Exército”) aumentou o número de armas e de combatentes, e tornou-se o mais poderoso de toda a Europa.

A paz firmada com os britânicos durou pouco. Em 1803, o Reino Unido aliou-se ao Império Russo e ao Império Austríaco para combater a França. Dois anos depois, Napoleão organizou uma grande expedição para invadir o território inglês, mas as forças navais francesas foram derrotadas na Batalha de Trafalgar. Em terra, porém, o exército francês venceu as forças russas e austríacas em Austerlitz (1806).

As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa, como o fim do Sacro Império Romano-Germânico, que existia desde o século X. Em seu lugar, Napoleão constituiu a Confederação do Reno. Em geral, nas regiões dominadas por Napoleão acabavam se formando governos fiéis ao imperador. Assim sua área de influência se tornava cada vez maior.

O Reino Unido, por sua vez, continuava sendo o principal oponente da França. Com uma poderosa marinha e uma economia desenvolvida, resistia aos ataques de Napoleão. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806, Napoleão impôs o Bloqueio Continental, que decretava o fechamento dos portos europeus ao comércio britânico. Com essa medida, ele esperava abalar a economia do Reino Unido para derrotá-lo militarmente. Como consequência, o mercado para a burguesia francesa também seria ampliado.

Com o objetivo de fazer cumprir o bloqueio, Napoleão pôs em prática uma política de intervenções e anexações. Em 1807, ordenou a intervenção militar na península Ibérica, começando pela Espanha, em cujo trono colocou seu irmão José Bonaparte. Os espanhóis, porém, resistiram à imposição do novo rei e pegaram em armas contra os franceses. Apesar de toda a repressão empregada, as forças napoleônicas não conseguiram derrotar os espanhóis. No mesmo ano, Napoleão decidiu invadir Portugal, aliado dos britânicos que havia se recusado a aceitar o bloqueio. O país foi ocupado sem dificuldades, mas a família real portuguesa fugiu para o Brasil escoltada por navios britânicos.

Os franceses, não se duraram muito em Portugal, três foram as invasões, sempre repelidas pelas forças conjuntas dos Aliados Portugal e Reino Unido.

Além das repercussões na Europa, a invasão napoleônica na península Ibérica teria importantes consequências na América colonial. A queda do rei espanhol acabou sendo o estopim das lutas que conduziram à independência das colônias da Espanha e à fuga da família real portuguesa para o Brasil em 1808, o que acabou por resultar na independência desse país em 1822.

Pensando que a expansão e crescimento econômico-militar da França era uma ameaça à Inglaterra, os diplomatas ingleses formaram coligações internacionais para se opor ao novo governo francês e a seu expansionismo. Também acreditavam que o governo francês poderia influir em países que estavam sob doutrina absolutista e assim causar uma rebelião. A primeira coligação formada para deter os franceses era formada pela Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia.

Em outubro de 1805, os franceses usaram a marinha para atacar a Inglaterra, mas não obtiveram êxito, derrotados pela marinha inglesa, comandada pelo almirante Nelson, batalha que ficou conhecida como Batalha de Trafalgar, firmando-se o poderio naval britânico.

Ao contrário do malogro com os ingleses, os franceses venceram seus outros inimigos da coligação, como a Áustria, em 1805, na Batalha de Austerlitz, além da Prússia em 1806 e Rússia em 1807.

Todos os eventos deram sua participação para a coroação de Napoleão Bonaparte , e as consequências benéficas e maléficas do seu governo. A política internacional europeia a partir do século XX, pode ser encarada como uma forma de jogo e ao mesmo tempo um desafio contínuo traçado com tintas vermelhas.

A coroação de Napoleão como rei da França na verdade foi uma jogada final nesse complexo jogo , sabia com quem tinha que jogar as cartas e também tinha a noção exata de seus adversários e amigos , nenhum governante pode governar sem saber quem lhe defenderá em questão de crises ou conquistas, com eles um governante pode contar em certas horas.

Napoleão foi um excelente jogador que desafiou o status de poder dos mandantes do mundo como um satírico humor francês que desferiu sobre o mundo moderno, pois a Modernidade estava disposta a rir de suas crises existenciais e seus desafios.

Em uma conclusão inconclusa , desafia nossos olhos , meu caro leitor e busca novas saídas para um conjunto novo de realidades conectadas e nesse caminho deve conviver com o novo e o diferente, nesse ínterim aceitar riscos,na aldeia global, recomendo caro leitor a ler com sabedoria o livro Tempos Fraturados escrito pelo nobre historiador
Eric Hobsbawn, e sempre nos acompanhe por esse canal e meio de comunicação de massa.

www.choraminhices.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *