Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Qual é a importância do aluno assistir filme?

Por José Namboretti.

A presença de vários instrumentos de apoio à educação é muito importante para o professor e os alunos na busca do conhecimento. Mas a existência de uma ferramenta em abundância acaba exigindo tempo extra para selecionar o que levar aos estudantes.

Para Mariana Marques, professora de língua portuguesa, um bom filme deve ser levado à sala de aula ou recomendado para que o estudante possa assistir em casa. O filme é tão importante quanto o livro. Cada um tem uma leitura diferente, incentiva o debate para argumentação. Um filme remete à reflexão e de modo geral estabelece diálogo com outras disciplinas, como química, história, geografia etc. Expande a visão. O aluno precisa participar, abrir a cabeça para discutir o tema com os colegas. Não precisa concordar com a opinião dos demais, mas deve respeitá-la. É o começo da formação. Estudante é pesquisador, deve buscar respostas; para isso tem que saber ouvir as vozes que lhe trazem respostas que às vezes não comungam da mesma ideologia ou religião.

“O filme ajuda a debater assuntos complexos, questões de singularidade. Trata o aluno individualmente, permite-lhe outra leitura, diferente. Há filmes antigos, com visão futurista, além do tempo da publicação. Eles são candidatos à recomendação. De qualquer forma, o professor deve assistir primeiro para avaliar e analisar de que maneira pode agregar valor à vida do aluno”, explica Mariana. “A tecnologia ajuda, já que os alunos podem pesquisar mais sobre o que acabaram de assistir, para comentarem e desenvolverem visão crítica. Não coloco obrigatoriedade, é complementação. É bom perceber que há questões que são vistas de forma diferente.”

“Sempre vejo o filme como literatura visual. Fico feliz em ver que os meus professores da pós também dão importância ao filme. É um instrumento valioso na formação de um cidadão crítico, capaz de refletir sobre suas ações. As pessoas gostam de visual, para ver e refletir. Parece que expande mais ideias. É bom trabalhar isso”, conclui a professora.

O estudante conta com mais um complemento no seu caminhar em busca do conhecimento.

www.choraminhices.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *